Saiba quais são os benefícios de praticar yoga

Com mais de 500 mil praticantes em todo o Brasil, a yoga é uma atividade física que age em todos os grupos musculares do corpo. Os exercícios de respiração e alongamento têm baixo impacto e aumentam a sensação de bem-estar nos praticantes em poucas sessões, tornando-se uma opção saudável para quem quer fugir das academias, de musculação e dos esportes coletivos.

Com diversos aplicativos disponíveis no mercado, é possível praticar yoga sem sair de casa e sem gastar muito com personal trainers ou escolas especializadas. Mas, você sabe quais são os principais benefícios da prática? A lista é grande e vai muito além do simples condicionamento físico e da elasticidade muscular.


Quer saber mais? A gente te conta!


Benefícios físicos


A prática da yoga age diretamente na sua flexibilidade, com uma melhora gradual na sua capacidade de alongamento e nas dores por conta de má-postura, doenças das articulações ou de problemas na coluna.

A prática também pode fortalecer os músculos, emagrecer, melhorar a postura, a saúde óssea e da corrente sanguínea e elevar a frequência cardíaca.


Os exercícios de yoga também podem auxiliar na drenagem da linfa, aumentando o poder do sistema imunológico. A prática pode auxiliar na regulação do funcionamento das glândulas adrenais, baixar a pressão arterial, diminuir o nível de açúcar no sangue, melhorar o equilíbrio, aumentar o controle sobre o sistema nervoso, diminuir a tensão nos membros, prevenir problemas digestivos, aumentar a fertilidade e amenizar problemas como o estresse pós-traumático, além de ensinar os praticantes a respirar da maneira correta.


Benefícios mentais


Além dos inúmeros benefícios físicos, os exercícios da yoga também podem melhorar, indiretamente, a sua qualidade de vida, por meio de vantagens mentais e emocionais.

A yoga faz você mais feliz, aumentando a absorção de serotonina no cérebro, relaxa, aumenta a qualidade do sono, ajuda a acalmar, melhorar a autoestima, aumentar o autoconhecimento, beneficia seus relacionamentos e a cuidar de você de uma maneira mais inteligente e eficiente.

A prática pode auxiliar a curar até a ressaca, desintoxicando o organismo por meio da aceleração do metabolismo, melhorando o funcionamento da tireoide e elevando a taxa de circulação sanguínea.


É possível praticar em casa?


A resposta é sim!


Na era dos smartphones, você nem precisa sair de casa para começar a praticar Yoga! Disponíveis para IOS e Android, existem mais de 10 aplicativos voltados para essa atividade, e boa parte deles oferece download gratuito.


Por meio dos aplicativos você acessará organizações de séries com poses simples para sessoões de em média 5 minutos e nos aplicativos mais elaborados, poderá encontrar aulas guiadas!
Então, acabaram as desculpas…

FONTES:

CORNACHIONE, R. (2019). 42 benefícios do Yoga para o corpo e para a mente – Minha Yoga. Minha Yoga. Disponível em: http://minhayoga.com.br/42-beneficios-yoga/ [Acessado em: 30 Jul. 2019].
Conheça sete aplicativos de yoga para praticar a qualquer momento. Disponível em: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/bem-estar/confira-sete-aplicativos-de-yoga-para-praticar-a-qualquer-momento [Acessado em: 30 Jul. 2019].
Ada. (2019). Praticando Yoga em casa: quatro aplicativos que vão ajudar. Disponível em: https://ada.vc/2018/03/26/pratica-yoga-em-casa/ [Acessado em 30 Jul. 2019].
Oh Well. (2019). Os Melhores Apps de Yoga em 2019 – Oh Well. Disponível em: http://ohwell.com.br/melhores-apps-de-yoga/ [Acessado 30 Jul. 2019].

Material destinado ao público em geral.
Agosto/2019. BRWH190854b

confira também