Primeira menstruação: o que fazer a partir de agora?

Medos e dúvidas envolvem a chegada da primeira menstruação. Quando ela vai acontecer? Quais os sinais a que devo prestar atenção? Não devo mais usar calças brancas, nem ficar de biquíni na praia?

Pode ficar tranquila! Esse momento pode ser bem mais natural do que você imagina.

A menstruação não deve ser encarada como um problema. Na verdade, deve ser comemorada! Isso quer dizer que você está crescendo e se desenvolvendo conforme a natureza manda.

Antes de tudo, é importante entender o que é a menstruação. O primeiro fluxo menstrual é chamado de menarca e indica que o seu desenvolvimento está normal. Em geral, ele ocorre entre 10 e 13 anos.

No começo, os ciclos são irregulares, a menstruação pode atrasar, antecipar e até faltar. Tudo acontece porque o ovário, que produz os hormônios femininos, está iniciando a sua atividade hormonal de forma plena.

A menarca dá alguns sinais antes de chegar. Em muitos casos, as meninas apresentam aumento de peso, aumento das mamas, irritação ou até uma dor chata na barriga. Mas calma! Com o tempo tudo se acerta.

O aumento dos hormônios femininos vai regular os ciclos menstruais e acelerar o seu desenvolvimento físico e mental. Esse aumento também permite que você ovule normalmente, no meio do ciclo, tornando o seu corpo fértil, com a possibilidade de engravidar.

O ideal é dividir esse momento com pessoas de sua confiança, ler bastante sobre o assunto e perguntar para a sua mãe, tia ou irmã mais velha como elas enfrentaram essa etapa repleta de novidades. Afinal, toda mulher guarda seus segredos e dicas sobre essa fase.

Diante de tantas mudanças, o melhor é conversar com um ginecologista para esclarecer as suas dúvidas e receber uma boa orientação para que, assim, você tome as suas decisões. A vida é sua, então, cuide-se!

Bem-vinda ao fantástico mundo feminino!

Fontes:

http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/corpo-da-menina. Acesso em: 06.06.2019

Almeida; Albuquerque, Vinícius Mendes (Org.). Saúde do adolescente e a Saúde da Família: o papel do médico nas ações de atenção integral à saúde do adolescente/Felipe, Ilana Mirian. Universidade Federal do Maranhão. UNA-SUS/UFMA. São Luís, 2014. Acesso em 06.06.2019. Link: https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1660.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica

/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Acesso em 06.06.2019. Link: 189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/saude_adolecentes.pdf.

Brêtas JRS, Tadini AC, Freitas MJD, Goellner MB. Significado da menarca segundo adolescentes. Artigo recebido em 02/03/2011 e aprovado em 24/08/2011. São Paulo, Brasil, 2011. Edição eletrônica. Acesso em 06.06.2019. Link:www.scielo.br/pdf/ape/v25n2/a15v25n2.

Manual de Orientação à Saúde da Mulher. Edição eletrônica. Acesso em 06.06.2019. Link:

www.neim.ufba.br/wp/wp-content/uploads/2013/11/saudedamulher.pdf.

Material destinado ao público geral.

Junho/2019. BRWH190622k

confira também