Saiba tudo sobre o seu corpo durante o ciclo menstrual

A menstruação é o sangramento resultante da descamação do endométrio. Esse fluxo está relacionado à privação de estradiol e de progesterona, e à regressão do corpo lúteo do ovário. 

O ciclo menstrual tem duração média de 28 dias, podendo oscilar entre 21 a 38 dias. A duração da menstruação varia de 2 a 7 dias e o volume é, em geral, de 20 ml a 60 ml.

Esse processo pode ser desconfortável por conta dos seus efeitos. Cada corpo tem suas peculiaridades, então algumas mulheres podem apresentar ciclos irregulares e sintomas comuns, como cólicas e tensão pré-menstrual, enquanto outras apresentam ciclos mais bem definidos sem sofrer tantos desconfortos.

Cada mulher possui seu próprio ciclo menstrual, assim, utilizar o calendário é uma forma de conhecer o próprio corpo e saber como ele funciona. Normalmente, o calendário é muito útil e existem motivos bem claros para a sua utilização.

Conhecer os detalhes do seu ciclo é uma ótima forma para planejar ou evitar uma gravidez, por exemplo. Além disso, é excelente para programar consultas ao ginecologista, viagens e datas especiais. 

Você sabe como funciona seu ciclo?

O ciclo menstrual é demarcado pela produção cíclica dos hormônios sexuais femininos. O controle central fica no cérebro, mais especificamente no hipotálamo e na hipófise. É de lá que saem os hormônios que vão estimular o funcionamento dos ovários.

No início do ciclo menstrual, os folículos do ovário produzem estradiol, hormônio que provoca a proliferação da camada interna do útero, também chamada de endométrio. No meio do ciclo, com o aumento do estradiol circulante, ocorre a ovulação. Este é o período de maior fertilidade.

Após a ovulação, fica no ovário uma estrutura chamada corpo lúteo, que produz progesterona. Esse é o hormônio que prepara o endométrio para a gravidez.

Quando acontece o período fértil?

Geralmente, o ciclo menstrual dura 28 dias. O período fértil pode ser calculado numa conta simples: subtraia 18 (primeiro dia fértil) e 11 (último dia fértil) da duração do ciclo. Num ciclo de 28 dias, o período fértil seria do 10º ao 17º dia do ciclo. No caso de ciclos irregulares, basta subtrair 18 do ciclo mais curto e 11 do mais longo. Por exemplo: se o ciclo mais curto foi de 25 dias e o mais longo de 30 dias, então o período fértil será do 7º ao 19º dia do ciclo.

Faça o seu próprio calendário e programe-se!

FASES PRÉ, DURANTE E PÓS:

– Do 1º ao 3º dia menstrual

Físico: o corpo desincha, alívio de “peso” nas pernas, cabelo rebelde e pele opaca.

Emocional: introspectiva, atenciosa, reservada e intimista.

Psíquico: muito sensível e sonolenta.

Apetite: normal.

Comportamento: normal, preguiça para a realização de atividades físicas.

– Do 4º ao 10º dia pós-menstrual

Físico: cabelo macio, sono tranquilo, pele saudável e peso normal.

Emocional: lúcida, calma e afetuosa.

Psíquico: espírito empreendedor e boa memória.

Apetite: baixo.

Comportamento: normal, extrovertida, desejo sexual ativo.

– Do 11º ao 17º dia fértil

Físico: pele viçosa, lubrificação vaginal intensa e cabelo sedoso.

Emocional: sedutora.

Psíquico: dominadora, hiperativa, competitiva e decidida.

Apetite: baixo.

Comportamento: desejo sexual no ápice.

– Do 18º ao 25º dia pré-menstrual com SPM

Físico: tonturas, dor de cabeça e dores musculares, palpitação, ganho de peso, ondas de calor, retenção de líquido, fadiga, seios doloridos, cólica, acne, vômitos e náuseas.

Emocional: irritada, depressiva e choro fácil.

Psíquico: esquecida, ansiosa, ataques de pânico, insone e falta de concentração.

Apetite: fome exagerada.

Comportamento: queda de motivação.

– Do 26º ao 30º dia pré-menstrual normal

Físico: aumento de peso, sensação de peso no baixo ventre, seios doloridos, cabelo rebelde, abdome distendido e pele opaca.

Emocional: insônia e agitação.

Psíquico: distraída e esquecida, muito sensível e sonolenta.

Apetite: grande.

Comportamento: baixa criatividade e produtividade, carente de afeto, impaciente e com desejo sexual em baixa.

Fontes:
http://www.universofeminino.info/beleza/como-fazer-um-calendario-menstrual

http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1240/1/PG_PPGECT_M_Franz%C3%A3o%2C%20Jeanine%20Albieri%20Kiszka_2013.pdf

BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de atenção à saúde, Departamento de ações programáticas estratégicas. Direitos Sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

VASCONCELLOS, I. A menstruação e seus mitos. São Paulo: Mercuryo, 2004.

LINK: https://www.amazon.com.br/GP-Apps-Calend%C3%A1rio-Menstrual-Tracker/dp/B006E6NWTK. Acesso em: 05.04.2019.

confira também