5 dicas essenciais para quem quer engravidar!

Muitas pessoas desejam ter filhos e aumentar a família. Mas nem tudo ocorre de maneira tão orgânica assim. Antes, é preciso tomar alguns cuidados que podem facilitar, e muito, a fase da pré-gravidez.

Informação e preparação serão suas armas mais poderosas nesse momento. Leia, converse com outras mães e prepare-se para ter uma gravidez tranquila, com um parto e um pós-natal do seu jeito.

  1. Escolha do médico

Quem deseja engravidar deve começar a jornada com uma ida ao médico para uma avaliação pré-gestacional. Esse passo inicial é super importante, pois pode revelar problemas ainda desconhecidos sobre a sua saúde geral ou reprodutiva. Além disso, é uma ótima chance para receber orientação prévia sobre o pré-natal e o parto.

  • Alimentação e suplementos

Uma alimentação balanceada, rica em micronutrientes, oferece melhores condições para   engravidar. A suplementação de metilfolato deve ser iniciada antes da concepção e mantida durante o primeiro trimestre para reduzir os riscos de malformação do sistema nervoso do bebê.  

Além disso, durante toda a gravidez é importante manter a suplementação de vitaminas e minerais, pois cerca de 2 em cada 3 mulheres apresentam deficiências destes elementos durante a gestação.

  • Descubra os sinais do corpo

Geralmente, o ciclo menstrual dura 28 dias. O período fértil pode ser calculado com uma conta simples: subtraia 18 (primeiro dia fértil) e 11 (último dia fértil) da duração do ciclo. Em um ciclo de 28 dias, o período fértil seria do 10º ao 17º dia do ciclo. No caso de ciclos irregulares, basta subtrair 18 do ciclo mais curto e 11 do mais longo. Segundo os médicos, dois fatores podem facilitar a migração do espermatozoide ao útero: a presença abundante do muco cervical (colo do útero) e a contração uterina durante a relação sexual.

  • Momento ideal para a concepção

De acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, há algumas dicas para que as chances de sucesso da concepção aumentem. Esta entidade recomenda respeitar a janela fértil e ter uma relação sexual por dia ou a cada dois na janela fértil, que é o período de seis dias que se inicia, em média, duas semanas após a menstruação. Nele, o muco cervical estará presente em maior quantidade, agindo como fonte de energia para o espermatozoide.

O ideal seria que a relação sexual acontecesse de 24 a 36 horas antes da ovulação. Assim, quando a mulher ovular, o espermatozoide já estará na trompa esperando o óvulo.

  • Acelere o passo

Atividade física é essencial para diminuir o estresse e a ansiedade, melhorar a circulação sanguínea e promover o bom funcionamento das células do corpo. O ideal é procurar um especialista para que os treinos estejam de acordo com o seu objetivo, evitando lesões e também a fadiga dos músculos. A prática regular de exercícios contribui ainda para o bem-estar, facilitando a produção de substâncias, como a endorfina, e colaborando para o bom funcionamento do sistema hormonal.

Fonte:

http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/151-infertilidade-feminina

http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/152-infertilidade-masculina

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_sexual_saude_reprodutiva.pdf

JARDIM, Hilton José Pereira. Vencendo a Dificuldade de Engravidar. Cultrix, 2009.

SERGER, Liliana. Cadê você, bebê? Editora: https://www.livrariacultura.com.br/busca?Ntt=SEGMENTO+FARMA&Ntk=product.vendorNameSEGMENTO FARMA, 2014.

Material destinado ao público geral.

Junho/2019

BRWH190622f

confira também