Entenda quais são as vantagens do metilfolato no início da gravidez

Nas fases iniciais da gestação, alguns micronutrientes são considerados essenciais. Entre eles está o metilfolato ou vitamina B9. Essa substância participa de reações bioquímicas para a formação e multiplicação das células, como a produção de proteínas estruturais (DNA/RNA) e dos glóbulos vermelhos do sangue.

O folato tem papel decisivo na redução do risco de malformações do bebê e complicações da gestação. Esse mineral é fundamental para o desenvolvimento do tubo neural, estrutura que dá origem ao sistema nervoso do bebê (cérebro e medula espinhal).

Já o ácido fólico, formulação sintética do folato, precisa ser transformado em metilfolato após a ingestão. Essa é a forma ativa do folato, a mais adequada e recomendada para todas as mulheres em idade fértil, especialmente para quem deseja engravidar. Seu uso deve ser mantido até o final do primeiro trimestre.

Além disso, o metilfolato também tem funções reguladoras de humor. Recentemente, ele passou a ser usado como suplemento de tratamentos de depressão nos pacientes que apresentam deficiência de folato, com resultados surpreendentes.

O déficit da vitamina no organismo pode provocar o não fechamento do crânio (anencefalia) ou da coluna (espinha bífida). A frequência média dessas doenças vai de 1 a 6 casos para cada mil nascimentos.

A importância da alimentação

A boa nutrição materna é um fator determinante para uma gestação normal. Carência alimentar, hábitos modernos e regimes radicais aumentam o risco de ingestão inadequada dos nutrientes, tanto na qualidade quanto na quantidade.

Sabe-se que a deficiência nutricional pode reduzir a fertilidade e a evolução saudável da gestação. Essa condição pode prejudicar o crescimento do bebê, aumentar o risco de malformação, aborto, prematuridade e complicações para a sua saúde e para o desenvolvimento de seu filho.

Planejamento

Por ano, mais de 300 mil bebês no mundo nascem com malformações do sistema nervoso. A maioria desses casos poderia ser evitada com o uso de folato antes da concepção e nos primeiros três meses de gestação.

Nunca é demais reforçar a importância do pré-natal e do acompanhamento médico. Se você pretende aumentar a família, consulte o seu ginecologista de confiança.

Fontes: FEBRASGO. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. São Paulo, 2012. – US Preventive Services Task Force. Folic acid for the prevention of neural tube defects: US Preventive Services Task Force recommendation statement Ann Intern Med 2009;150(9):626-31. – WHO Standards for Maternal and Neonatal Care Steerring Committee. Prevention of neural tube defects. Standards for Maternal and Neonatal Care 2006;(1.5):1-4

Material destinado ao público geral.

Junho/2019

BRWH190622g

confira também