Sua menstruação está irregular? O que isso pode significar

Por muito tempo, a menstruação foi um tema cercado de tabus que dificultavam a realização de estudos dos transtornos relacionados a ela. Essa situação tem mudado e aos poucos a informação vem se tornando a melhor arma das mulheres contra possíveis distúrbios relativos ao sangramento.

A primeira menstruação (menarca) acontece no início da adolescência, em média aos 12 anos de idade, enquanto as últimas ocorrem com a chegada da menopausa, entre os 45 e 55 anos. Em geral, a menstruação varia entre 24 a 38 dias para ocorrer, com duração de 3 a 8 dias, sendo considerada regular quando acontece com intervalos constantes.

A irregularidade menstrual ou sangramento uterino anormal (SUA) pode estar relacionado a problemas físicos ou psíquicos. As alterações físicas podem estar relacionadas a doenças ginecológicas como: mioma, pólipo no útero, endometriose, alterações no endométrio etc, ou problemas hormonais como ovário policístico, falta de ovulação (anovulação), hipotireoidismo etc. Algumas doenças psíquicas e vários medicamentos também podem alterar a produção de hormônios e o ciclo menstrual.


O que fazer para regular a menstruação

Caso você note alterações em seu ciclo menstrual, o ideal é consultar o seu ginecologista o quanto antes. Pequenas irregularidades na menstruação, comuns no início dos ciclos menstruais na adolescência ou nos anos que antecedem a menopausa, são consideradas normais, a não ser que os sintomas sejam intensos.

Para outras causas, existem algumas opções de tratamento clínico com medicamentos e, muitas vezes, procedimentos cirúrgicos, e somente o seu médico poderá indicar a mais adequada, levando em conta as características do seu organismo.

Entre as abordagens mais comuns, quando o problema é hormonal, estão a alteração do tipo de anticoncepcional utilizado, mudanças de estilo de vida, como perda de peso, distúrbios alimentares e redução de estresse, terapias hormonais e até mesmo cirurgia. Se as mudanças no ciclo forem provocadas por alguma doença subjacente, essa condição deverá ser tratada primeiro, o que muitas vezes já retorna o período menstrual ao normal.


Quando devo me preocupar com a menstruação atrasada

Os ciclos menstruais ocorrem em média a cada 28 dias, com variação de 24-38 dias. Para mulheres que têm o ciclo menstrual bem regular, pequenos atrasos são considerados normais. Já as que têm períodos irregulares, até 15 dias de atraso podem ocorrer sem que isso signifique uma gravidez.

Outras causas para o atraso menstrual e que precisam de atenção médica especializada podem ser estresse, ansiedade, pausa da pílula, grande variação do peso, obesidade, distúrbios alimentares, disfunções da tireoide, ovários policísticos, climatério etc.


O que significa a menstruação escura

A menstruação com tonalidade escura, sem outros sintomas relacionados, é considerada normal, ainda mais se ocorre no início ou final do período menstrual.

Caso tal mudança se torne recorrente, pode ser indicativo de outras alterações. É importante consultar o seu ginecologista assim que identificar a menstruação marrom para garantir se está tudo certo.


FONTES

BARCELOS, Raquel Silveira. (2013) Menstruação irregular pode esconder problemas de saúde. Disponível em: https://www.gineco.com.br/saude-feminina/materias-2/menstruacao-irregular-pode-esconder-problemas-de-saude [Acessado em 6 Nov. 2019]

SEDICIAS, Sheila. Principais causas da Menstruação Irregular. Disponível em: https://www.tuasaude.com/menstruacao-irregular [Acessado em 6 Nov. 2019]

Minha Vida. Menstruação irregular: sintomas, tratamentos e causas. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/menstruacao-irregular [Acessado em 6 Nov. 2019]

GEOVANA, Nicole. Quantos dias de atraso são considerados como atraso menstrual? Disponível em: https://medicoresponde.com.br/quantos-dias-de-atraso-sao-considerados-como-atraso-menstrual [Acessado em 6 Nov. 2019]

Destinado ao público em geral.

Janeiro de 2020

BRZ2122007-3

confira também