Disfunção erétil: seja parceira do seu marido nesse momento

Independentemente do nível de intimidade que você tem com seu parceiro, jamais será capaz de compreender completamente a impotência sexual a partir da perspectiva do homem. Por mais que ele tente lhe dar prazer das mais variadas formas, a ereção funciona como uma prova para ele mesmo de que ainda é sexualmente capaz e, quando isso falha, a culpa e insegurança tomam conta.

Apesar do problema acontecer com ele, as consequências atingem os dois, afinal de contas, o bem-estar psicológico é essencial para uma boa relação, não apenas na hora do sexo. Se você quer saber como ajudar um homem que está passando por essa dificuldade, saiba que existem formas eficazes de auxiliar na superação disso da melhor forma, sendo compreensão e boa comunicação importantes passos.


Como conversar com o parceiro

Infelizmente, conversar sobre sexo ainda é difícil para muitas pessoas, um tema envolto em tabus e que às vezes desperta vergonha entre os casais, o que só reforça a falta de comunicação, tão necessária para um bom relacionamento.

O desafio de tentar adivinhar os pensamentos, preocupações e desejos de seu parceiro relativos ao sexo pode ser vencido por meio de uma relação baseada em sentimentos de confiança, respeito e segurança, e troca de experiências, aumentando assim as chances de recuperar a felicidade e o bem-estar do casal.

Falar sobre seus gostos, fantasias, o que curte ou não curte de forma franca e sem mágoas, sempre abertos a negociar e assumir alguns riscos são alguns passos necessários para encontrar as soluções mais adequadas ao estilo de vida de ambos. Estar disposta a revelar algumas coisas que manteve escondidas e suavizar a conversa com bom humor e brincadeiras ajudam nesse processo.

Aproximar-se das dores dele demonstrando o seu ponto de vista em termos emocionais ajuda a tirá-lo da defensiva. O desejo dele em satisfazê-la serve como motivador para contornar muitos obstáculos, inclusive a vergonha de admitir que sofre com a disfunção erétil.

Casal maduro deitados juntos


Entendendo a situação

Além de uma boa conversa, é interessante tentar entender o máximo possível sobre o que é disfunção erétil e como isso afeta física e psicologicamente o homem.

Caracterizada pela falta de ereção, a principal origem do problema é relacionada a problemas emocionais, o que representa cerca de 70% dos casos. Os outros 30% são provocados por fatores orgânicos, que podem ser de origem vascular, neurológica, hormonal ou até mesmo por alterações na anatomia do pênis.

O problema é mais comum que muitos podem achar. Conforme estudo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 50% dos homens brasileiros acima de 40 anos têm alguma queixa em relação à ereção.

Na maioria das vezes, a maior culpada da impotência é a ansiedade, que bloqueia o mecanismo de ereção. Dúvidas e inseguranças, naturais do momento sexual, podem sobrecarregar o homem, que pode se sentir com medo de não agradar à parceira pela qual está especialmente interessado ou de falhar novamente, caso isso já tenha ocorrido alguma vez.

Na maioria dos casos o tratamento indicado para disfunção erétil é farmacológico com medicamento, salvo alguma contraindicação. Nos casos mais graves pode ser associado à psicoterapia. Em situações específicas causadas por doenças crônicas, como a diabetes mellitus grave, cirurgias da próstata, lesões no pênis, alterações neurológicas, que alteram vasos e nervos ou que houve insucesso com os medicamentos prescritos, podem ser indicados outros tratamentos.

É indicado, porém, sempre buscar ajuda médica antes de iniciar qualquer tratamento por conta própria.


FONTES

RIBEIRO, Maiara. Principal causa da disfunção erétil é emocional. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/sexualidade/principal-causa-da-disfuncao-eretil-e-emocional/ [Acessado em 8 Nov. 2019]

Instituto Lado a Lado pela Vida. Disfunção Erétil. Disponível em: https://www.ladoaladopelavida.org.br/disfuncao-eretil-o-que-e-doencas-urologicas [Acessado em 8 Nov. 2019]

Minha Vida. (2008). Impotência sexual masculina para mulheres. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/materias/2309-impotencia-sexual-masculina-para-mulheres [Acessado em 8 Nov. 2019]

Destinado ao público em geral

Fevereiro de 2020

BRZ2123214-3

confira também